Como Funciona O Processo de Disputa do Aliexpress?

Como Funciona O Processo de Disputa do Aliexpress?

Escrito por Pedro Vitor

Categorias: Dicas

Há algum tempo fiz um artigo aqui no blog que auxiliou muitas pessoas a entender como abrir uma disputa no Aliexpress se houvesse qualquer tipo de problema com suas compras, porém ainda restaram dúvidas sobre como o processo de disputa funciona, ou seja, quais são os procedimentos  necessários para que o Aliexpress tome uma decisão favorável a uma das partes. No artigo de hoje, veja quais são esses processos e o prazo certo para que uma disputa seja concluída.

Como Funciona o Processo de Disputa?

Se você não receber o seu produto, ou seu produto não vier de acordo com a descrição do anúncio, existem três passos que você deve seguir.

  1. Entrar em contato com o Fornecedor.
  2. Abrir uma Disputa.
  3. Fazer uma reclamação.

Quando Você Pode Fazer Uma Reclamação?

Quando você efetua uma compra, não significa que você poderá abrir a disputa imediatamente. Existem alguns prazos que o Aliexpress determina para que a negociação seja efetuada de forma justa para ambas as partes. Veja na imagem abaixo, todos os prazos e processos do Aliexpress para que uma reclamação seja concluída.

prazosaliexpressdisputa Como Funciona O Processo de Disputa do Aliexpress?

Clique na imagem acima para ampliar.

Prazos Para Resolução Da Disputa

Quando o produto é enviado pelo fornecedor, o prazo máximo para que o Aliexpress libere o dinheiro para seu fornecedor é de 60 dias. Assim também funciona – na teoria – para as reclamações.

Você terá possibilidade de abrir a disputa a partir do sexto dia após o fornecedor ter enviado o seu produto. Esse prazo se justifica pois o Aliexpress acredita que 6 dias são suficientes para  que o código de rastreamento seja registrado no sistema. Sabemos que encomendas enviadas para o Brasil geralmente demoram mais do que isso para serem registradas. Então, a menos que você esteja com outro problema que não seja o rastreamento, abra a disputa a partir deste prazo.

Após 3 dias de disputa aberta, estará disponível a opção para abertura de reclamação. Este prazo de 3 dias é dado para que você mesmo possa tentar resolver o problema com seu fornecedor. Se ainda assim você não conseguir nenhum resultado, então você tem a opção de fazer a reclamação. Muitas pessoas me perguntam o que significa o “Escalate Dispute” (escalar disputa) que aparece alguns dias depois que você abre a disputa. Esse botão serve para solicitar ao Aliexpress que comece a mediar a disputa e tome a decisão sobre quem vai ser o vencedor. Caso você não consiga resolver o problema diretamente com seu fornecedor e você não clique para escalar a disputa após 15 dias, o Aliexpress começará automaticamente a mediar a disputa.

O prazo para decisão do Aliexpress é de até 60 dias após o início da mediação. Isso é o que está descrito na página do próprio Aliexpress. No entanto, na prática não funciona bem assim. Existem usuários que possuem mais prioridade na resolução dos problemas do que outros. São os casos de compradores Vip Platinum e Vip Gold. Eu não sei ao certo qual o prazo para resolução dos problemas de cada um deles, pois esta informação não está claramente descrita no Aliexpress, mas a experiência me mostrou que uma reclamação para usuário Vip Platinum é resolvida em no máximo 30 dias e para um usuário Vip Gold, em 60 dias. Se você for usuário com status Vip Silver ou comum, é bem provável que sua reclamação seja resolvida com um prazo maior que 60 dias. Neste caso, não há nada que possamos fazer a não ser aguardar. Para saber mais sobre o Clube VIP do Aliexpress, clique aqui.

Muitos estão me perguntando se é possível abrir uma reclamação quando o prazo de abertura de disputa já se encerrou. Infelizmente não é possível. O ideal é entrar em contato diretamente com o Aliexpress para registrar uma reclamação, mas não existe garantia de que você conseguirá recuperar seu dinheiro.

Conclusão

Se você abriu uma disputa e não está tendo respostas sobre a resolução do problema em seu e-mail, é importante que você entenda os prazos que o Aliexpress possui para que a reclamação seja concluída. Também é importante saber que haverá atrasos, sempre. Eles sempre encerram as mediações, não sabemos quando, mas encerram. Então aguarde pacientemente e fique de olho para não deixar passar nenhuma informação batida. Todas as informações são enviadas para o seu e-mail cadastrado no Aliexpress.

O conselho para os novatos é que, ao abrirem uma disputa, detalhem ao máximo o problema (sempre em inglês), pois isso ajuda muito na análise do problema. Essa análise é que vai decidir se você terá o seu reembolso ou não.

Até o próximo artigo, pessoal! icon wink Como Funciona O Processo de Disputa do Aliexpress?

banfinal5 Como Funciona O Processo de Disputa do Aliexpress?

Pedro Vitor é o fundador do Como-Importar. Empreendedor Virtual desde 2006. Ja trabalhou com DropShip durante 7 anos. Hoje é Consultor especializado em importação e Dropship.

37 Comentários para este post.

  1. Sara disse:

    Olá Pedro! Como você consegue destrinchar este assunto!

    Tive dúvidas quanto à isto quando fiz minhas duas primeiras compras, em fevereiro deste ano que até hoje não chegaram e eu não sabia abrir disputas!

    Tomei vergonha na cara e comecei a ler as políticas do site e agora entendo bem do assunto!

    Parabéns por mais um post muito bom!!

  2. Kiany disse:

    Estou tendo muitos problemas com alguns vendedores. E o pior é que os produtos é de gente que me comprou no mercado livre. Não sei nem o que fazer… Devolvo o dinheiro aos clientes e espero a resposta do Aliexpress quanto a disputa?
    Obrigada por mais um post Pedro.

    • Dr. Dropp disse:

      Kiany, vou me intrometer na resposta e dizer o que eu faria na sua pele!

      Bem, se coloque no lugar do cliente e procure resolver o quanto antes o problema para ele (mesmo que seja com uma ótima resposta), afinal, ele não tem culpa e não quer nem saber do ocorrido, quer apenas o produto que comprou e pronto.

      O Certo para essa modalidade em que está atuando seria manter um estoque minimo (minimo mesmo) para quando se deparar com questões assim, não pensar duas vezes e já enviar o produto que está no estoque ao cliente (se ele ficar com dois no final das contas, paciências oras, isso faz parte do negocio). Outra coisa, você só tem esse fornecedor? Você deve ter um minimo de 3 fornecedores para atuar seriamente, pois se um te deixar na mão, você corre para o outro e continua com o negocio.

      Conclusão, se o vendedor está te deixando na mão, corra para outro que seja confiável dentro do site, mas se não achar a tempo, entre em contato com o cliente e peça para ele aguardar no máximo 1 semana (no máximo) para que já tenha o código de rastreio em mãos, caso contrário, devolva o dinheiro para o mesmo e evite problemas. De qualquer modo o aprendizado com a situação já vai valer muito mais do que o lucro obtido na transação, acredite, depois dessa, você fará o possível e impossível para não passar por isso novamente.

      Abraço e bons Negócios

      Ass: Dr. Dropp
      marcelosoutogusmao @ yahoo.com.br

  3. Gustavo Borsato Magalhães disse:

    Olá,
    é possível abrir uma disputa após ter terminando o prazo de recebimento do produto?
    Pois o vendedor passou o número de rastreio errado que foi recebido em SP e era pra ser no RS.
    E também não consigo contato com o vendedor. A alguma coisa a ser feita?

  4. Ramon Pires disse:

    Amigo, sei que não isso não ter a ver com o tema dessa página, mas sua página de “importar sem cartão” está offline: http://como-importar.net/importar-sem-cartao/ . Abraços

  5. CLARISSE disse:

    Pedro,

    PARABÉNS por mais um Post tão completo.
    Você está cada vez mais expert no assunto!

    Estou com um problema: comprei 2 sapatos no ALI para uso pessoal, 38. O vendedor enviou os dois n 39. Eu sou obrigada a ficar com eles? Cabe disputa? Se puder me responder ficarei muito grata.

    Um abraço.

  6. Ricardo disse:

    Você é simplesmente fantástico.
    Tenho uma pergunta : Sabe me precisar a margem de produtos que não são como descritos no Ali ? A maioria, poucos, meio a meio hehe ?

    desde já agradeço
    abçs e continue fazendo esse excelente trabalho

    • Anna disse:

      Minha experiência pessoal: até hoje, todos os que comprei no Ali foram iguais ou até melhores do que o descrito/ fotos; tive decepção mesmo com fornecedores brasileiros.

  7. Anna disse:

    Bom dia.
    Venho acompanhando seu site, compro direto no Aliexpress e DH Gate, em pequenas quantidades a fim de conhecer os produtos e fornecedores, antes de iniciar a venda propriamente dita.
    Meu interesse a princípio não seria em Dropshipping,mas em manter um estoque de alguns produtos que desejo vender em minha loja ( Artigos infantis).
    O que eu gostaria de saber de você, é se seu ebook se destina também a quem deseja aprender a importar legalmente e até revender no ML.
    Desde já agradeço, aguardo sua resposta.
    Att,

  8. Rosshana disse:

    Olá Pedro, eu gostaria de saber como é feito o reembolso de uma disputa.
    Depois que a gente ganha como o dinheiro volta, eu já abri algumas disputas e ganhei, mas não identifiquei nenhum crédito.
    Você poderia fazer um post sobre isso ou responder por aqui mesmo?

  9. Carolina disse:

    Olá, faço dropship e o meu fornecedor é a Alixpress, e sou novata, e não tive nenhum problema considerável, porém vi que entende bem sobre ele, e me tira uma dúvida, quando eles passam da data para postar eu posso abrir uma disputa?

  10. luciana disse:

    Uma DUVIDA quando o pagamento é realizado no aliexpress por boleto,ao cancelar a ordem obs:envio ainda esta dentro do prazo ,porem nao quero esperar…quero ultilizar o valor pago em outra mercadoria ,com outro vendedor e que seja um pouco mais rapido no envio.
    Como ocorrera esse processo ja que paguei em boleto?

  11. Milena disse:

    Boa tarde Pedro,
    Eu comprei uma mercadoria no Aliexpress, com pagamento por boleto, para testar. Verifiquei no site que esta mercadoria já possui um número de rastreamento, porém, recebi um e-mail hoje informando que o valor pago através do boleto será reembolsado. Gostaria de saber o que aconteceu, já que eu entro na compra e não tem nenhuma informação. Será que em algum lugar onde eu tenha que confirmar a compra após o pagamento ou eu deveria ter pedido a tal da prorrogação de prazo? (O boleto foi pago no mesmo dia que efetuei a compra…)

  12. Andre disse:

    Boa Tarde!
    Penso em importar uma esteira recondicionada no Aliexpress.
    Vc acha que posso ter problema com a liberação, uma vez que o valor e bem menor que uma esteira nova?
    A taxa de impostos sera de 60% do valor da compra?
    Gostaria, se possível, da sua opinião.
    Grato,
    AB

  13. Ewerton Padilha disse:

    Olá, amigo!

    Primeiramente, parabéns pelo blog!

    Enfim…

    Disputa aberta e ganha! E agora, qual o próximo passo? Recebi e-mail do Aliexpress.com informando:

    “Caro Ewerton Padilha,
    Foi alcançado um acordo para a Portaria n º 60172920901564.

    Por favor, note:
    Você deve receber o reembolso no prazo de 7-10 dias úteis. Se houver um atraso, por favor, verifique com seu banco emissor ou entre em contato conosco para obter ajuda.”

    Mas não sei como proceder para reaver meu dinheiro. Será que poderia me ajudar?

  14. Rosiele disse:

    Bom Dia Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo seu apoio a todos que te procuram com dúvidas e problemas, muito bacana seu trabalho.

    Preciso fazer a solicitação de reembolso de uma Ordem no Aliexpress, mas quando entro nesta ordem não aparece a opção. Nem para abrir disputa e nem solicitação de reembolso. Preciso fazer isso, pois o fornecedor confirmou minha ordem, mas agora informou que o produto não tem em estoque. Como devo proceder? O Meu pedido foi criado em 03/10/13 e o fornecedor me enviou essa informação em 12/10/2013. Respondi a mensagem dele, dizendo que isso não deveria ter acontecido, que era situação chata e se poderia escolher ouro produto no lugar. Mas não tive mais resposta.

    A opção de abrir disputa não aparece pra mim. Nem na Ordem e nem nos detalhes da ordem. Como devo proceder?

    Obrigada.

  15. selma rosa disse:

    Esqueci de dizer que está na anvisa em SP e eu sou do RJ.É A MINHA PRIMEIRA COMPRA.
    Obrigada.

  16. Poliane disse:

    Bom dia! Pedro

    Eu fiz uma comprar no dia 30-08-13 de uma bolsa e não recebi nada até o momento, não olha os e-mail, mais já foi creditado no meu cartão já paguei, essa semana eu foi olha o numero de rastreamento e o numero estar invalido no site do correio. a site abriu uma disputa mais eu não sabia o q era.( eu não liguei pq tudo mundo dizia a tu comprar e esquece q demora muito p chegar)

    o que eu faço agora!

  17. José Osvaldo disse:

    sou cliente vip no aliexpress
    mas até agora nao vi nada de diferente.
    como faço para ganhar descontos
    e usar o status cliente vip

  18. josé aparecido disse:

    Gostaria de saber se você conhece o site adacomercio.com,pois eles tem preços bem atraentes,mas cada vez que entro no site meu antivirus fica doido,grato pela atenção.

  19. gostaria de saber como abro disputa com o pedido encerrado tenho 7 pedidos que não formam entregues e um deles de 400 $ se encerrou por descuido meu e não sei se consigo alguém sabe de algo que possa me ajudar ????

  20. Tais disse:

    Puxa perdi o prazo para abrir disputa e não recebi os produtos. Tem algo que eu possa fazer??? Obrigada!!

  21. liana disse:

    Olá! Você poderia me explicar como eu faço agora? eu comprei com um vendador super recomendado e com coroas pontuação 100% e feedback excelente. mas depois que eu paguei, ele não mais ficou online e nem enviou , depois de uns 25 dias reclamado, abri disputa. agora lá está o seguinte:

    Status:
    Disputa Aceito

    Lembrete:
    A disputa foi aceite
    por favor ver o resultado de disputas em Informação de Controvérsias.

    ESTÁ PARECENDO QUE EU GANHEI NÉ? MAS AONDE É ESSE LUGAR DE INFORMAÇÃO DE CONTROVÉRSIAS? ELES VAI ENVIAR UM EMAIL? PQ TEM 3 DIAS E NADA DE EMAIL. O QUE FAÇO AMIGO.Bom final de semana.

  22. Adauto disse:

    Boa noite.
    Meu pedida está com status encerrado e ouve um reembolso dia 01/04.
    Como posso reaver o valor já que paguei o produto via boleto bancario?

    Fico no aguardo.

    Adauto

  23. jeff cedaro disse:

    Olá! comprei um projetor de vídeo que está barrado nos correios e ainda não me informaram o valor do imposto. Uma compra no valor de 155,00 teria um imposto de quanto? por favor aguardo resposta. Obrigado!

  24. Carolina disse:

    Olá!
    Fiz a minha primeira compra no aliexpress e estou com problemas.
    O vendedor estourou o prazo de postagem e eu nao sabia que podia aumentar esse prazo.
    Entrei em contato com o vendedor e ele me disse que o aliexpress iria enviar o meu dinheiro automaticamente. Não abri disputa, não fiz nada.
    Quando eu eu entro nos detalhes do financeiro do meu produto, aparece uma data de reembolso.
    O status do processo é encerrado.
    Eu liguei para o meu cartão e eles disseram que não receberam nenhum reembolso, mas que esses processos demoram em torno de um mês para serem feitos.
    Vou receber o reembolso mesmo ou o vendedor me enrolou?
    Abraços

  25. Mariana disse:

    Boa tarde,

    Comprei um tênis de criança no aliexpress, faz um mês, e com o código de rastreio passado pelo site não consigo localizar, liguei no correio e também não está. Diz que já foi encerrado, então como posso fazer para ser reembolsada nesse caso???
    Muito obrigada pela ajuda!!
    Mariana.

  26. Lilian disse:

    Meus produtos estão voltando ao remetente (China) porque eles erraram meu endereço; agora estão se negando a devolver meu dinheiro,

Deixe o seu Comentário!