Como Fornecer Nota Fiscal para Produtos Importados?

Como Fornecer Nota Fiscal para Produtos Importados?

Escrito por Pedro Vitor

Categorias: Importação, Tutoriais

Hoje falarei sobre um assunto, que ao meu ver, é bastante importante para quem trabalha com importação. Além disso, é uma dúvida muito comum entre os iniciantes no ramo. A questão da Nota Fiscal de Importação. Como funciona? Como fornecer uma nota fiscal de um produto que veio do exterior?

Em teoria básica, uma importação funciona da seguinte maneira:

A mercadoria é despachada pelo fornecedor com uma declaração internacional (invoice). Vale lembrar que este invoice é um documento que não tem validade nacional, pois foi emitido em outro país. O produto chega ao país e passa por um processo de nacionalização. Toda importação é passível de tributos de importação e uma série de taxas, como já disse em alguns artigos aqui no blog. Completado este processo de nacionalização, a mercadoria segue em transporte para o destino.

Em momento algum foi comentado o fato do produto ter ou não a nota fiscal. Isso se deve ao fato de que só haverá necessidade de uma nota fiscal, caso o produto venha a ser comercializado dentro do território nacional. Para que a mercadoria possa ser transportada dentro do país de forma legal, ela precisa de uma nota fiscal.

Pense na seguinte situação: Você importou um conteiner de produtos. Os produtos chegaram ao Brasil e foram nacionalizados, conforme manda o manual. Porém, você precisa transportar estes produtos para sua empresa. Então você coloca os produtos dentro de um caminhão e despacha os produtos para o depósito da sua empresa. Durante a viagem, a Polícia Federal para o caminhão para fiscalização. Será que você vai conseguir responder de quem é o produto e de onde o produto veio, sem uma nota fiscal? Seria muito difícil, não é mesmo? Seria uma situação sem saída. Com a burocracia que existe hoje, você pode correr diversos riscos, inclusive perder a mercadoria.

Então quem é o responsável por emitir a nota fiscal de entrada?

Como a mercadoria não possui nota de entrada e o invoice não tem validade em nosso país, a nota fiscal de entrada do produto deverá ser emitida justamente pela empresa importadora. Se você importou, é sua obrigação emitir a nota fiscal de entrada. É um processo simples, porém confuso para quem não tem muita vivência com este negócio. Lembrando que os impostos devem ser pagos antes da emissão da nota.

Como funciona a nota fiscal no Dropship?

No dropship é um pouco mais fácil e simples. Por que? Todos os produtos são transportados pelos correios, então a fiscalização é menor. Basta apenas que o produto seja nacionalizado.

Quando trabalhamos com Dropship, o produto vai direto para o endereço informado pelo cliente. O processo de nacionalização do produto é mais simples, pois os impostos são pagos diretamente na agência dos correios. A nota fiscal pode ser dada ao cliente de maneira eletrônica pela empresa importadora. Se você for o vendedor, faça uma nota de entrada do produto e depois faça uma nota de saída em nome do cliente.

Já recebi emails de pessoas perguntando se o Dropship é algo ilegal. Definitivamente NÃO! O Dropship é um método LEGAL e muito lucrativo! O problema que encontramos é que muitos utilizam esta maneira de trabalhar de forma errada, oque acaba denegrindo a imagem dos importadores. Por isso, você deve aprender sobre o negócio que vai entrar antes de tomar qualquer decisão.

Em breve terei novidade boa para vocês! Aguardem! icon wink Como Fornecer Nota Fiscal para Produtos Importados?

banfinal5 Como Fornecer Nota Fiscal para Produtos Importados?

Pedro Vitor é o fundador do Como-Importar. Empreendedor Virtual desde 2006. Ja trabalhou com DropShip durante 7 anos. Hoje é Consultor especializado em importação e Dropship.

119 Comentários para este post.

  1. Robson Mendonça disse:

    Muito boa dica ,eu sou novato em Drop,eu pretendo montar uma loja virtual no UOL,sendo que eu não tenho CNPJ,mas sei que lá dá para se montar uma loja com CPF,mas resumindo:eu queria saber se eu conseguiria emitir notas ficais de entrada e saída com o meu CPF e se vc saberia esse programa de emissão?,aguardo resposta,SEU BLOG ESTÁ DE PARABÉNS.

  2. Valles disse:

    Pedro esse processo de nota é feito tudo eletronicamente? Ou seja, pela internet?

  3. Robson Mendonça disse:

    Muito obrigado Pedro!

  4. EL JONHNNY disse:

    como eu gero essa tal nota fiscal eletronica de entrada e a de saida? isso nao eh emitir ,notas fiscais frias? o que devo digitar no papel? qual programa devo usar? eh freware?

    Obrigado

  5. Everton disse:

    Quais os dados é necessário para emitir uma nota fiscal ?

  6. Eliana disse:

    Olá Pedro, primeiramente quero te abençoar de estar dividindo seus conhecimentos conosco. Venho a quase dois anos tentando trabalhar com
    Drop, aí adquiri algum conhecimento e efetue pequenas compras com meu cartão de crédito PF, tb tenho PJ, empresa e tudo mais…inacreditavelmente, nenhum contador que procurei soube me informar a respeito de declarar este debito que ocorrerá no cartão.
    Voce teria informação de algum site onde eu pudesse esclarecer esta
    dúvida????
    Muito Obrigada e muitooooooooooooo ++++++ sucesssoooo tambémmm!!!!

  7. PAULO JOSE MOREIRA COELHO disse:

    boa dica vítor;será que tem como vc da uma dica como importar em conteiner e qual o valor mínimo?

  8. Felipe disse:

    Pedro, muito bom o artigo!
    Se tiver mais informações, não hesite em postar! rs
    Conheci o blog hoje e já gostei muito!
    abraços

  9. luciano disse:

    Pedro, resumindo quero comprar roupas no aliexpress e depois revender, tenho cnpj para vendas pela internet , pretendo comprar pouco a pouco e fazer estoque…nesse caso como a china não tem nota, eu posso emitir a nota de entrafa e saída???

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Luciano,
      Isso ai, se acaso for fornecer nota fiscal, você tem que dar entrada nela e depois saída.
      Abraços!

      • Jackeline disse:

        Exatamente essa era a minha duvida.
        Mas para emitir a nota no dropship não precisa do invoice?

        Bjs, obrigada :D

        • Pedro Vitor disse:

          Olá Jackeline,
          O Invoice é necessário para poder calcular os valores dos impostos federais e estaduais. Depois disso, você pode dar entrada e saída na nota fiscal.
          Abraços!

          • Paulo Rocha disse:

            Pedro,
            Neste caso ha como fazer alguma espécie de acordo com meu fornecedor para que o custo na invoice seja ainda mais baixo e com isso eu consiga baixar meus custos com impostos no Brasil, visto que o calculo de impostos é sobre o valor da invoice?

  10. Eliakin disse:

    Olá amigo, sou MEI como faço para comprar do fornecedor da china e vender normalmente dentro da lei aqui no Brasil? Quero emitir a nota fiscal como devo proceder? Lembrando que tenho cnpj, inscrição estadual programa emissor de notas mais certificado digital. Ja estou comprando da china ja posso emitir a nota fiscal de saída ou para emitir a nota de um determinado produto preciso ter a nota de entrada do fornecedor para poder fazer a nf de saída? No Aguardo.

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Eliakin,
      Para revender um produto legalmente no Brasil você precisa nacionalizar o produto e posteriormente emitir uma nota fiscal de entrada. Emitindo esta nota de entrada você já está apto a vender e emitir uma nota de saída do produto. Para nacionalizar, é necessário pagar todos os tributos obrigatórios por lei e definidos pela receita federal brasileira.
      Abraços!

  11. Felipe disse:

    Pedro, estou começando a estudar sobre importações legalizadas. Simulando uma situação. Comprei 60 joias, um pouco de cada tipo, enviadas em um só pacote. O vendedor colocou uma ‘commercial invoice’ com detalhes dele, preço unitario, total. Enfim, uma descrição sem valor fiscal. Partindo da ideia de nao usar importa facil por demorar mto e radar por ser um valor pequeno, em torno de 800 dolares por importação. O que aconteceria? Eu sendo MEI, a receita apreenderia? O unico jeito seria ficar refem do importa facil?

    Abraçoss

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Felipe,
      No seu caso, a receita não apreenderia. Apenas faria a nacionalização do produto conforme a legislação, tendo em vista o valor máximo de $3000 dólares por importação para quem utiliza CNPJ.
      Abraços!

  12. Pedro disse:

    Pedro tudo bom ? parabens pelo site,me esclareça por gentileza,eu importo de varios paises,tudo com invoice que como voce mesmo disse nada vale,se meu contador fazer a nota de por exemplo 100 produtos no valor de por exemplo 1,000,00 eu ja poderia emitir notas de saida,mesmo sem nacionalizar a mercadoria?
    Estas notas feitas pelo contador são legais e nao me dará problemas futuros com a receita federal ?
    Valeu abraço.

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Pedro,
      Não. Para emitir nota de entrada é necessário nacionalizar o produto primeiramente. Todos os impostos devem ser pagos, para posteriormente emitir nota de saída. O seu contador pode te explicar direitinho. Não é um processo complicado.
      Abraços e sucesso!

  13. DIEGO disse:

    COMO MEI POSSO TRABALHAR COMO DROPCHIP E COMO EMITIR NOTA TENHO QUE REALMENTE PAGAR IMPOSTO DE AS MERCADORIAS VEM ABAIXO DE 50 DOLARES POSSO IMITIR NOTAS SE OS PRODUTOS SÃO LIVRES DE IMPOSTOS ??? PODERIA ME AJUDAR????

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Diego,
      Pode sim. Se quiser emitir nota fiscal para seus cliente,s primeiramente será necessário emitir uma nota de entrada, após pagar todos os impostos necessários. Mesmo mercadorias abaixo de $50, quando tem como finalidade o comércio estão passivas de imposto.
      Abraços!

  14. Roberta disse:

    olá Pedro, quero comprar 10 pares de sapatos variados a preço de atacado em torno de 150 U$, mas o fornecedor só envia pela Dhl, sou PF, corro risco de ter minha mercadoria apreendida pela PFederal?

    E outra pergunta fazendo dropship e mandando direto para o meu cliente ele não vai ficar sabendo o preço da mercadoria pelo invoice que ele precisa emitir?

    fico no aguardo e obrigada pelas dicas!!!

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Roberta,
      Nesse valor de $150 o risco que você corre é de ser tributada. O valor máximo por importação para PF é de $500 dólares. Se for enviado via DHL, é 100% de certeza de taxa. Eles entregam na sua casa e você paga os tributos no ato da entrega.
      Quem faz Dropship pede ao fornecedor para declarar um valor mais baixo. Isso pode ser explicado ao cliente para que ele entenda que você está colocando o valor baixo no invoice para evitar a tributação.
      Abraços!

  15. Edivaldo disse:

    como vai Pedro,
    Como é bom ter pessoas interessadas em distribuir seus conhecimentos, parabéns,
    Tenho uma empresa com certificado digital e tudo mais,pronto para emissão de nF, porém como importo mercadorias que não utrapassam os 3.000,utilizo o importa fácil como pessoa fisica, apesar do imposto vale a pena, pergunta,suponhamos que eu compre um produto de R$ 400,00 + frete de R$ 50 totalizando R$ 450, posso nacionalizar o produto, emitindo a NF de entrada para minha empresa e depois fazer a NF de saída para meu cliente.

  16. Adenilson disse:

    Prezado Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho! Bem, minhas dúvidas são:

    1. O risco de ter sua mercadoria taxada é menor quando enviado através de empresas de redirecionamento, tais como: Shipito.com?

    2. Quando fizer compras no E-Bay, quando enviado através de frete grátis, o risco de ser taxado é menor?

    3. As encomendas com código de rastreio possibilitam maior segurança das encomendas?

    Obrigado!

  17. Raimundo disse:

    ola pedro estou em duvida quando compro o produto no exterior para revender no brasil e coloco o endereço do cliente para o próprio fornecedor enviar para ele, o preço que eu comprei e a fonte do meu fornecedor vai esta no produto quando meu cliente receber o produto? estou querendo começar a trabalhar com dropshiping , quero coletar todas as informação possiveis para poder começar e entender melhor como fazer passo a passo!

    abraço!

  18. Vanessa alves disse:

    Olá ,

    Compro tapetes no paraguai por morar do lado vou varias vezes por mes ,mas consegui um clente q quer comprar 100 unidades porém precisa de nota fiscal como faço?

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Vanessa,
      Comprar no atacado no Paraguai é complicado. Para passar com essa quantidade e fornecer nota fiscal, você teria de pagar os impostos e não poderia ultrapassar o limite de $500 dólares por importação de Pessoa Física.
      Abraços.

  19. Vanessa alves disse:

    Olá Pedro

    Se tiver 100 unidades de um produto q foi importado do paraguaí ,

    como faço para emitir nota de saída sem CNPJ só vendia por varejo mas agora

    estou ampliando como faço não conheço nada do assunto ! obrigado

  20. Felipe disse:

    Olá, eu sou mei. Quero trabalhar com dropship. Compro as mercadorias e vem diretamente ao meu endereço então como faço para pagar os tributos nos correios? Eu importo brinquedos. Preciso muito de uma luz. Aguardo.

  21. flavio disse:

    Olá, Pedro. Primeiramente quero te parabenizar pelo site. Muito informativo e enriquecedor.
    Bom, há 15 dias, desconhecendo a legislação de importação, comprei como pessoa física de um site chinês, 100 unidades de produto popular, ao custo de USD$ 540,00 = R$ 1.095,00, para revender. Lendo agora seu site, fiquei preocupado. Como o valor foi de USD$ 540,00 e sou pessoa física, vou apenas ter que pagar as taxas para retirar, ou a mercadoria será apreendida e perderei tudo ?
    Obrigado.

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Flavio,
      Os produtos foram enviados de forma separada ou tudo junto? Qual o valor que seu fornecedor declarou no pacote? O tipo de mercadoria é permitido no Brasil? Você precisa se fazer essas perguntas. Sua mercadoria será inicialmente taxada. Se constar que o tipo de produto é proibido, a mercadoria poderá ser apreendida e destruida.
      Abraços.

  22. José Luís disse:

    Pedro boa noite,
    Gostaria que você tirasse uma duvida.
    Estou comprando uma moto importada ano 2000, porém ela não tem renavam, por não ser para rodar um via publica.
    A nota fiscal da moto não é a de importação e sim da loja que a moto foi comprada no ano de 2000, porém ela é 3º via e está preenchida a mão.
    Posso confiar na validade dessa nota.
    Se puder me ajudar…Obrigado

  23. Douglas Arantes disse:

    Olá Pedro, belo blog!

    Me tira uma dúvida se puder. Estou pensando em tirar CNPJ como MEI e efetuar dropshipping através de loja virtual própria.

    1- Como eu não farei estoque e só drop shipping, como fica a questão de nota de entrada e saída? – pois o produto não passará nas minhas mãos e vai direto para o cliente.

    Sendo o cliente resposável ppor pagar os impostos, eu não sei se é possível tirar nota de entrada e saída.

    2- Outra questão é quanto ao MEI. Você considera se enquadrar na clase de Prestador de Serviços ou Promoção de Vendas melhor para trabalhar com drop shipping?

    3- Você sabe como empresas como o “Compre da China” fazem para se formalizarem como dropshippers? Pois eles só trabalham com importação e pelo que vi no contrato disponível no sites, eles se enquadram como “Serviço de Cobrança”. Você tem conhecimento desse procedimento?

    Grande abraço e sucesso!

  24. Patricia disse:

    Olá bom dia!

    Primeiramente parabéns por compartilhar o seu conhecimento com o proximo.

    Estou comecando uma microempresa e gostaria muito de comprar em alguns sites da china, produtos para serem comercilizados na minha empresa.

    Como faço para que os mesmo possam ser comercializados de forma legal no pais?

    Essa nacionalização de que você fala, é o que?

    Dar entrada em uma nota fiscal, como é feito?

    Desculpe se algumas perguntas forem “ridículas”, mas como estou começando do zero, não entendo nada mesmo.

    Desde já agradeço a sua ajuda!

  25. RodrigoL disse:

    Olá Pedro, tudo bem?

    Lendo este post, fiquei com uma dúvida…

    Então a prática Dropship sem emitir nota fiscal, seria ilegal?

    Abs.

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Rodrigo,
      De forma alguma. Não é ilegal não. Só existe um limite para vender informalmente.
      Abraços!

      • RodrigoL disse:

        Oi Pedro, bom dia.

        Obrigado por responder, só de saber que não é ilegal já deu um certo alívio. Pretendo montar um site e trabalhar com Drop, estou estudando bastante antes de montá-lo. Mas acabei ficando com outra dúvida… Que limite para vender informalmente seria esse?

        Abs.

  26. Bruno Teles disse:

    Olá Pedro
    Tenho duvidas, eu sou MEI pretendo comprar de um fornecedor 450 dólares de mercadoria totalizando 21 peças de roupas.
    Vou utilizar o importa facil como teste, o fornecedor tem que colocar fora da caixa tudo que esta sendo fornecido, descrição, quantidade, valor, valor do frete, valor do seguro.. esses são as principais descrições que ele tem que colocar correto ?
    E outra, vou pagar a taixa alfandegaria e isso significa que estou nacionalizando a mercadoria ? Assim só ir em um contador e pedir para ele me ajudar com a nota de entrada que só pode ser emitida pós o pagamento da taixa !?!?!?!

    Obrigado aguardo a resposta

  27. Neliza disse:

    Boa Noite

    Como Nacionalizar o produto quando ele não é taxado na receita federal?

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Neliza,
      O ideal é preencher uma DSI (Declaração Simplificada de Importação) e ir à Receita para eles calcularem o valor dos impostos. Após efetuar o pagamento destes impostos, seu produto estará nacionalizado.
      Abraços!

  28. Jackeline disse:

    Boa tarde,

    Sei que o blog e especializado em importação, mas como o assunto e nota fiscal e foi um dos pouco lugares que eu achei falando sobre o assunto.
    Gostaria de uma informação, caso você sabia, claro!

    Compro produtos em São Paulo no Braz, na feirinha da madrugada absolutamente nada vem com nota fiscal, mas quero revender em uma loja online. Sabe como faço para emitir a nota fiscal?

    Obrigada :)

  29. Gilberto Garcia disse:

    Pedro compro da china e tenho CNPJ como faço p encomenda chegar ao Brasil e seja nacionalizada e venha com a nota para mim dar entrada?

  30. Lincoln disse:

    Olá Pedro!
    Inicialmente meus parabéns pela iniciativa!
    A minha maior duvida quanto ao Drop é em relação à Invoice emitida pelo fornecedor: ela vai para o cliente junto com o produto constando o valor que eu paguei (preço de custo) e o contato do fornecedor? O Cliente não se sentiria dilubriado neste caso?
    Como funciona isto?
    Abraços!

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Lincoln,

      Geralmente os fornecedores enviam o Invoice com um valor mais baixo do que foi pago. Você pode justificar isso para o seu cliente, informando que o valor baixo foi colocado para evitar a possível tributação do produto.

      Abraços!

  31. Claudio Cesar disse:

    Parabens vitor pelo seu trabalho de esclarecimentos. Minha empresa é MEI, os produtos ja estão nacionalizados tudo em nome da minha empresa, com DI tudo formalizado e pagos os impostos. Naturalmente uma NF de saida tem uma série de controles proprios da SEFIN tudo online em uma NF-e ou selados quando a NF é em papel impresso. Qual é o procedimento para a MEI emitir uma NF de entrada CFOP 3102 para esta minha compra? no sistema online da secretaria não tem esta opção.

  32. Thiago disse:

    Muito bom o artigo! Estou querendo importar uma peça de motor. Ela custa 250 dólares, mas como é pesada, vou ter que usar o DHL para importar. Vou comprar de uma pessoa, a peça é usada, não vai ser emitida nota fiscal nem nada! Como vão ser cobrados os impostos sendo que não vai ter nota? Posso eu mesmo criar uma nota e mandar por email para ele anexar no pacote?
    Muito obrigado

  33. Lucas disse:

    Oi Pedro tudo bom?
    Me responda uma coisa. Estou em contato com empresas estrangeiras afim de representar seus produtos. Você sabe quais procedimentos devo tomar. O que é preciso? se terei que procurar o inmetro ou apenas legalizar a entrada do mesmo. Obrigado
    Lucas

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Lucas,

      Primeiro de tudo você precisará abrir uma empresa. O segundo passo é saber os detalhes dos produtos e da legalização deles aqui no Brasil. Os próximos passos são processos bastante complexos, pois você estará trabalhando com marcas internacionais.

      Abraços!

  34. Junior disse:

    Bom dia Pedro.

    Tenho uma duvida: Importo produtos dos EUA para venda no ML. Importava como PF e vendia sem nota. Como faço para emitir a Nota fiscal dos meus produtos PAGANDO AS TAXAS PELOS CORREIOS, como voce mencionou acima? Perguntei ao meus contador e ele não sabe.
    Obrigado e parabens pelo blog, é muito completo.

  35. antenor disse:

    boa tarde.
    Pedro, como eu posso atesta para o governo brasileiro que o produto que eu importei e original?
    tava lendo na net que o invoice serviria para isso, e verdade?
    eu posso importa direto do exterior como jurídico por tnt, dhl, fedex ou outras empresas de entrega internacional, sem ter problemas?
    e verdade que essas empresas já faz os serviços aduaneiro?
    Desde já agradeço.
    Excelente blog.

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Antenor,

      Isso mesmo, o invoice serve para este tipo de importação. Mas é importante saber que, dependendo do tipo do produto, ele é fiscalizado pelos órgãos competentes antes de ser entregue, mesmo se forem enviados por empresas courier.

      Abraço!

  36. Natasha disse:

    Olá Pedro,

    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog,recorri a ele diversas vezes.Gostaria de uma informação…fiz um pedido da China e acabei recebendo um telegrama dizendo que foi caracterizado como comercial,entrei em contato com os correios e passei as informações da empresa (CNPJ e RAZÂO SOCIAL),minha empresa é ME e o fornecedor declarou $50,00.Nesse caso a minha mercadoria pode ser devolvida ao fornecedor?Caso queira importar mais vezes com valor até $400,00 como posso fazer para que isso não ocorra novamente?Obrigada.

  37. flavio disse:

    Bom tarde, gostaria de saber o que é este invoice, teria como me mandar uma foto por e-mail, pois compro produtos de fora do brasil, e vem somente os dados de entrega, e um adesivo de custom declaração tudo isto no pacote

  38. Fabiano disse:

    Olá Pedro, cara seu blog é muito maneiro e estrutivo a todos nós com certeza excelente trabalho parabéns .
    Mas gostaria de uma ajuda sua, eu estou começando a comprar do exterior mas importando como PF para revenda aqui no brasil, eu tenho cnpj mas como distribuidora de alimentos, sabe me informar se eu posso usar meu cnpj para comprar eletrônicos, acessórios, roupas e etc dar entrada da mercadoria em minha empresa e poder lançar NFE de entrada e saida ?
    Mais uma pergunta, sabe me informar qual percentual de todos os impostos ?
    se eu comprar $1000.00 quanto pagarei de impostos ?
    Se puder me auxiliar ajudaria muito.
    Sucesso e Obrigado.
    Att, Fabiano

  39. Rubens disse:

    Eu gostaria de tirar uma duvida e pedir um pequeno conselho … eu estou fazendo umas pequenas importações de eletrônicos em sites da china, mas faço como pessoa física, eu gostaria de saber qual tipo de empresa tenho que abrir para poder nacionalizar estes produtos e emitir notas fiscais de entrada e notas fiscais de saida para poder revender? será que micro empreendedor individual da certo? obrigado pela atenção.

  40. Agatha disse:

    Ola Vitor!
    Parabens pelo site! Otimas dicas!

    Me diz uma coisa, vendendo por drop ship o cliente nao recebera material promocional do fornecedor certo?
    Mas o cliente fica sabendo o valor real do produto em dolar uma vez que eh importado? Vem declarado do lado de fora do pacote?
    Vai alguma nota da empresa para meu cliente?

    Abracos.

    • Pedro Vitor disse:

      Olá Agatha,

      Na maioria das vezes o valor declarado não é o real e não faz diferença para seu cliente. Ainda mais quando fazem Dropship. Eles colocam preços compatíveis com os brasileiros, claro, sempre atendendo aos requisitos para diminuir a probabilidade de taxação.

      Abraço!

  41. Thiago disse:

    Tenho que pagar os 60% dos impostos para que eu possa a emitir a nota fiscal?

  42. fernanda disse:

    Olá Pedro,

    Tenho uma MEI e pretendo importar utilizando o importa fácil dos correios, para posterior revenda. Sei que para nacionalizar a mercadoria, tenho que pagar todos os impostos. Mas no Rio de Janeiro, os MEI nao possuem inscricao estadual, nao temos como emitir nota fiscal eletronica, somente nota avulsa. Nesse caso, como faria para pagar os devidos impostos, ICMS e II e emitir a nota de entrada? Nota avulsa serve?
    Já perguntei a meio mundo e ninguém sabe me responder!!
    Fico sem entender pq no site dos correios tem até a opcao de se cadastrar como MEI e deixar a inscricao estadual em branco.

    Aguardo sua ajuda!! Obrigada!!

  43. Lidiane disse:

    Há limite de peso, tamanho do volume (pacote) ou quantidade para envio dropship?

  44. Maciel disse:

    Pedro, estou abrindo um MEI por estes dias pra trabalhar com importação da china, mas eu quero tudo correto, pra nacionalizar, como faço pra pagar antes? E esse invoice, todas as empresas da china tem? Por que dizem que quando você nacionaliza com cnpj vc paga +/- 30% e quando você é tributado na fazenda logo nos correios é 60%? Quero começar meu pequeno negocio o mais rapido possivel, mas 100% correto, pode me ajudar?

  45. Ana disse:

    Boa Tarde!! Adorei seu site! Achei muitas informações importantíssimas!

    Poderia me tirar uma duvida? Estou querendo ir aos Estados Unidos trazer duas malas de produtos importados e revender na minha loja.
    Como faço para obter nota desses produtos e legaliza-los?

    Abçs e mt obrigada

    • Pedro Vitor disse:

      Ana,

      Para obter a nota desses produtos, você precisa primeiramente pagar os impostos aduaneiros e posteriormente dar entrada fiscal nesses produtos. Neste caso, você precisa ir à sua receita estadual para saber maiores detalhes.

      Abraços!

  46. Gustavo disse:

    Olá Pedro, no meu caso eu quero importar alguns instrumentos de trabalho. Mas para que eu possa trabalhar com eles eu tenho que possuir algo que prove que ele é meu (nota fiscal). Não pretendo comercializá-los, portanto será que uma nota de entrada no meu cpf seria suficiente?? Poderia me ajudar??

  47. ROSE disse:

    Olá Pedro, tudo bem? Adorei o seu blog , muito informativo por sinal.
    Tenho uma dúvida e se puder esclarecê-la ficaria muito agradecida.
    Comprei uma determinada mercadoria no exterior e essa mercadoria acabou sendo taxada pela Receita Federal. Ao pagar a taxação da mesma pelo correio isso já me garantiria a sua nacionalização? Obs: O invoice bate com o valor comprado de fato!
    Desde já agradeço pela sua atenção

  48. Fernando Jr disse:

    Boa noite, me chamo Fernando, possuo uma empresa enquadrada no simples e gostaria de usa-la para iniciar algumas vendas no setor online , porem ela no momento não tem a condição de ser importadora. Já possuo o fornecedor da china. Eu usando o importafacil dos correios como posso estar legal para vender aja visto que a nota fiscal da china não é aceita como nota aqui no pais. Qual é o documento legal que terei para provar a receita federal que as mercadorias compradas por mim na china estao aptas a serem vendidas aqui no Brasil?

  49. Boa noite, Pedro!
    Primeiramente quero parabenizar você pelo conteúdo do site, MUITO BOM!! Estou conhecendo hoje e já estou muito satisfeito com o aprendizado que obtive aqui… Obrigado por dividir o seu conhecimento, sem pedir nada em troca. Isso é uma virtude rara. Ainda mais no nosso país capitalista.
    A minha pergunta é a seguinte:
    Quero importar produtos e comercializa-los. É necessário que eu tenha PJ, ou posso fazer em PF? Qual o valor limite de importação para cada um deles? Como faço para nacionalizar os produtos e emitir as respectivas notas?

    No aguardo.

    Atenciosamente.

  50. Alex disse:

    Olá Pedro.
    Excelente seu post.
    Tenho uma dúvida já algum tempo importo produtos e vendo pela internet, mas agora quero emitir notas fiscais, já abri uma MEI e solicitei a confecção do talão de notas. Sei que tenho que dar entrada nas mercadorias antes de emitir a nota de venda, a minha dúvida é a seguinte, como sou MEI já pago um valor único a DAS, então terei que pagar impostos na nota de entrada e depois mais impostos na nota de venda? Lembrando que os produtos que importo acima de $50.00 alguns são taxados e outros não e produtos abaixo deste valor não são taxados. Uma outra dúvida que tenho é em relação a Declaração de Imposto de Renda, terei que declarar tudo isso ou não é necessário.
    Obrigado pela atenção e pelo tempo que dispõe em ajudar.
    Alex

  51. fulvio disse:

    olá pedro! meu nome é fulvio compro seringas para insulina da europa, agora estou pensando em vender ,a marca desta seringa que compro já existe no brasil toda vez que compro ela nunca é taxada isto quer dizer que ela nacionalizada? já tentei levar receita federal da minha cidade eles não quis taxar , queria até tomar o que faço para legalizar esse negocio? pois que a maioria dos clientes futuros só compram com nota.

  52. Helton disse:

    Pedro comprei alguns produtos para revender na DX, eles já me mandaram uma nota por e-mail e necessário que eles me mandem outra dentro da caixa do produto?

  53. Tiago disse:

    Boa tarde Pedro, gostaria de saber se eu comprar um produto na China e pedir pra me enviarem com um valor abaixo de $50, supondo que o valor real dele seja R$500,00, eu vou poder emitir uma NF de entrada baseada no valor real do produto?

  54. Alinne disse:

    Pedro, mesmo no dropshipping, o fornecimento de nota é obrigatório, né? Visto que eu comprei de uma empresa brasileira e não de seu fornecedor.

  55. raquel disse:

    site uolhost pra começar e uma boa? as nota fiscal pra entrar no brasil e comigo q vendi ou não com eles da china/?

  56. Eu compro bastante produtos da china em caixas de 12 kg exemplo 50 kit de maquiagem, como devo proceder? eles chegam via correios as vezes são taxados as vezes não, em ambos casos posso emitir nota fiscal de entrada dos 50 kits de maquiagem? Desde já obrigado pelo espaço! seu site ja esta em meus favoritos!

  57. Alex disse:

    Ola, eu ja tenho uma empresa de prestação de serviço , e estou querendo entrar na area de importação ( pretendo modificar meu cnpj para vendas)

    A duvida sobre o limite de importação para CNPJ é so de 3 mil dolares ?

    Por exemplo se eu importar dezenas de compras de 3 mil dolares no mes vou ser barrado pela receita ?

    E tambem sobre as taxas
    Se eu importar 300 micro sd =total 3700 dolares

    A taxa de importaçao para comercio é mais alta do que para PF ?(importo peça para meu carro e geralmente da 95%¨de imposto sobre o total pago)

    Tem ideia quanto eu pagaria em um pacote de 300 micro sd declarado no invouce 3700 dolares ?

    Agradeço muito se puder responder essas minhas duvidas, estou gostando muito do seu site

    Alex

  58. joice disse:

    ola pedro,eu comprei um cel orinal importado(assim me garantiu o vendedor) numa loja online aqui no brasil, tem como o vendedor me dar a nota fiscal deste produto ou não, se sim, é facil ou muito burocrático pra ele, se não, porque não tem como?
    desde já agradeço a sua atenção e quero parabenizá-lo pelo blog muito interessante.

  59. Alysson disse:

    Quero importar produtos e comercializa-los. posso fazer em PF correto… Como faço para nacionalizar os produtos e emitir as respectivas notas? quere revender roupas…representante.

  60. ROGER disse:

    FAÇO BASTANTE COMPRAS DE SITES DA CHINA, E TENHO UMA LOJA ONLINE E ACABO DE ABRIR UMA LOJA FISICA.SOU MEI E ESTOU COMPRANDO BASTANTE NO ALIEXPRESS POREM NAO EMITO NOTAS DE NADA, MESMO QUANDO VENDO PELA INTERNET,A NÃO SER DE PRODUTOS QUE COMPRO O ATACADO NACIONAL.PRETENDO COMPRAR DE FORNECEDORES DO ALIBABA COMO Shenzhen Excellent Trading Co., Ltd. BASTA PEDIR O INVOICE E ESPERA CHEGAR O PRODUTO QUE ELE SERA NACIONALIZADO?SEI DOS IMPOSTOS DE 60% + 18 ICMS DO MEU ESTADO. SE COMPRAR $1000 , O FORNECEDOR PODE DECLARAR $600 POR EXEMPLO E COM 60% +18 % DARIAM $1132,80.SERIAM $132,80 A MAIS MAS ESTARIA TUDO LEGALIZADO.GOSTARIA DE SABER SE É ASSIM QUE FUNCIONA MESMO.AS ROUPAS NAO PODEM SER PRESAS POR FALSIFICAÇÃO,OU POR NAO TEREM MARCAS NO CASO DE ROUPAS INFANTIS.AGUARDO RESPOSTA.

  61. Carlos disse:

    Olá Pedro,

    Gostei bastante dos comentários aqui. Mas minha dúvida também é em relação ao risco de importar roupas falsificadas por exemplo nas quais o vendedor garante que são de marcas originais e na verdade como não vem nenhuma Nota Fiscal junto com os produtos eu não sei realmente se aquilo que eu estou comprando é falso ou original. Minha preocupação é porque eu revendo essas roupas como sendo originais. Isso poderia trazer algum problema para mim? Se sim, que tipo?

    Obrigado.

  62. ADRIANO disse:

    Boa noite!

    Parabéns pelo site, achei muito interessante e está ajudando a muitos empreendedores.

    Tenho uma empresa de maquiagens e acessórios importados, costumo comprar em sites como e-bay, aliexpress, etc. Mas esses sites não geram NF.

    Quando um produto é tributado com necessidade de retirá-lo nos correios, automaticamente ele já foi nacionalizado?

    E pelo que entendi qualquer valor de produto que seja para revenda, deve ser nacionalizado? Os impostos pra valores abaixo de $ 50,00 também são de 60% + ICMS?

    Quero gerar um CNPJ, mas preciso saber da viabilidade com o novo custo tributado.

    Muito obrigado pela atenção e ajuda.

    Sucesso!

  63. Valter T. Alves disse:

    Boa tarde,muito bom este blog, parabéns.

    Minha pergunta é :
    Existe uma outra forma de importar produtos da china e nacionalizar estes produtos para emitir nota fiscal sem ter que passar pelo importa facil ou radar?
    Obrigado.

  64. Eduardo disse:

    Boa noite Pedro. Me interesso em abrir um site de produtos importados da china, como capas para celular. Você disse que tem que emitir nota de entrada e de saída. Como funciona a questão da entrada no Brasil e depois para eu emitir nota fiscal de venda ou seja de saida? Quais são as taxas? Se eu comprar 100 capas, mas estiver em uma só caixa com valor total como será taxado?

  65. Edson disse:

    Boa tarde Pedro,

    Gostei da materia só fiquei com uma duvida.
    Faço drop. e emito as NFs de entrada, duvida como sou MEI não sou obrigado a emitir NF de saida para pessoa fisica, mas como emiti a NF de entrada para tal mercadoria tenho obrigação de emitir NF de saida?

  66. Alex disse:

    Olá Pedro,
    Estou com um problema, Abri uma MEI para fazer vendas online, eu importo produtos de pessoas físicas e não vem o Invoice, somente a etiqueta de Customs Declarations na embalagem, e como faço para emitir NF de entrada destes produtos? A pessoa física de quem compro pode emitir o Invoice se eu solicitar? Então seria só comparecer na Receita Federal com o Invoice e a NF de entrada para pagar os impostos? Muito Obrigado.

  67. Fabio disse:

    preciso de uma ajuda, a prefeitura da cidade onde eu moro precisa comprar um produto para minha filha que comercializado na inglaterra e não achamos quem importe, você tem alguma ideia, um abraço.

  68. ana disse:

    oláa, importo algumas coisas do aliexpress para vender na minha futura loja online, mas recebi a informação que para comercializar esses produtos no site preciso ter a nota fiscal deles, e no caso os vendedores do ali não mandam, como posso conseguir essas notas? Obrigadaaa

  69. marlon disse:

    Se eu comprei um produto e chegou no meu endereço e não foi cobrado o imposto pelos correios, mesmo assim eu posso emitir a nota de entrada?

  70. Fabricio disse:

    Ola, tenho uma dúvida referente a importação de veículos, mais especificamente de motos porem sem a intenção de tentar legalizar a mesma para uso urbano, interesse apenas em usa-las em pista, ou seja, acredito que só precise da nota… Procede? Quais as taxas aplicadas? Obrigado

  71. Thomaz disse:

    Boa tarde

    Qual o procedimento e quem devo procurar para fazer a nacionalizaçao dos produtos importados?

  72. Thomaz disse:

    Tenho que apresentar a forma de pagamento para a receita?

  73. GILDO disse:

    Olá, parabéns pelo site, em primeiro lugar. Mas minha duvida é, tenho uma MEI, estou pensando em importar perfumes do EUA, pra revender.
    Eu preciso pagar todas as taxa, mas a minha maior dúvida é, os impostos estaduais e federais, é isso mesmo 60% de imposto de importação + impostos estaduais e federais + fretes. suponhamos que eu compre pra 1.000 dólares,
    com imposto de importação, vai pra 1.600, + tributos estaduais e federais + fretes. vai dobrar de preço… ou se está tudo embutido já, nestes 60%, de impostos de importação, porque se for assim, vai dobrar de preço? obrigado se me responder.

  74. naldo disse:

    Olá?estou entrando na area de dropshipping e quando o cliente comprar um produto, no caso o meu fornecedor vai envia o produto direto para a casa do cliente,o preço que paguei vai ou não no produto? caso ele queira antes da compra a nóta ou garantia como faço?Obrigado.

  75. Carlos disse:

    Boa tarde, se eu utilizar meu CPF para receber de meus clientes, não terei problemas em relaçao a imposto de renda? qual procedimento legal que não traga problemas para nenhuma das partes?

  76. AG disse:

    Oláa!
    Tenho uma grande duvida,
    vou abrir uma loja virtual, compro produtos de cabelo pelo aliexpress.
    Nada vem com nota fiscal. Gostaria de abrir uma loja certinha, com cnpj e bla bla bla.
    Como faço para dar nota aos meus clientes?
    Sendo que não recebo nota fiscal.

  77. Romario disse:

    Olá boa tarde! Se eu importar sem o invoice o que acontece se eu for pego?

Deixe o seu Comentário!